Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Challenger 2


Challenger 2


FV4034 Challenger 2 é um tanque de guerra britânico (MBT), atualmente em serviço com os exércitos do Reino Unido e Omã. É construído pela empresa britânica Vickers Defence Systems. O fabricante anunciou o tanque como o mais confiável em todo o mundo. Superando segundo a empresa seus rivais continentais Leopard 2 versão A6, AMX-56 LeclercAriete e até mesmo o M1A1 Abrams

Challenger II
MBT.
MBT.
Tipo de armamento:Tanque Principal de Batalha
Construído por:Vickers Defence - Reino Unido
Tipo de motor:Motor: Perkins Condor 12V Potência: 1200cv
Origem: Reino Unido
Utilizadores: Reino Unido
 Omã
Tempo de serviço:Em serviço desde 1991
Unidades Produzidas:425
Conflitos de atuação:Guerra do Iraque 2003
Alcance:450Km
Blindagem:Chobham de segunda geração.
Armas Principais:1 x 120mm L-30 «Charm» (Calibre: 120mm - Alcance estimado de 0.3Km a 4.5Km)
Armas Secundárias:1 x L-94A1 cal .7,62mm 1 x M-2 Browining 12,7mm
Velocidade: Velocidade máxima: : 54 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 35 Km/h

Descrição

Durante exercício de treinamento emBasra, no Iraque
O Challenger-2 [3]é o tanque britânico para o século XXI.
Ao contrário do que normalmente pode ser pensado, pela nomenclatura, embora ele seja exteriormente idêntico ao Challenger-1, as diferenças para modelo anterior são tantas que ele se pode considerar um novo tanque quase construido da raiz ao tronco.
Ele foi escolhido pelo exército britânico em 1991 e esteve em combate em 2003 na invasão do Iraque. O Challenger-2 está equipado com a mesma arma raiada de 120mm do Challenger-1, que pode disparar desde munição perfurante de energia cinética até munição do tipo HESH. O canhão é estabilizado.
A blindagem do Challenger-2 é também superior à do Challenger-1 e é uma blindagem composta do tipo Chobham de segunda geração. O veículo está ainda equipado com um computador digital de controle de tiro, telemetro a laser com alcance de 10Km, capacidade de visão noturna e intensificador passivo de imagem para o condutor. Challenger-2E Foi entretanto desenhada uma versão de exportação do carro de combate, que foi proposta para venda a países como a Arábia Saudita[4] a Grécia[5][6] ou o Qatar, embora sem sucesso. A principal diferença, é que a versão 2E está equipada com um motor mais potente da MTU de (1500cv), alguns equipamentos ópticos de origem francesa. Com um motor mais compacto o 2E tem maior autonomia e maior velocidade máxima que a versão standard.

[editar]Principais Utilizadores

Challenger 2 no Iraque 2003
  •  Reino Unido
  • País: Reino Unido
  • Designação Local: Challenger-2
  • Quantidade Máxima: 386 - Quantidade em serviço: 383
  • Situação operacional: Em serviço
O Challenger 2 entrou em serviço no exército britânico em 1994. O tanque veio substituir parte dos veículos Challenger 1 em serviço. O Challenger-2 foi utilizado operacionalmente pela primeira vez na invasão do Iraque, durante a operação Iraqi Freedom. Em 2006, o exército britânico começou a testar um novo canhão de 120mm como parte prevista na modernização do Challenger-2. Além de modificações relativas ao canhão de 120mm está também em consideração a troca do motor por um MTU mais compacto e mais potente (1500cv) que poderão dar ao tanque maior velocidade.

  •  Omã
  • País: Omã
  • Designação Local: Challenger 2
  • Quantidade Máxima: 39 - Quantidade em serviço: 38
  • Situação operacional: Em serviço
Omã encomendou 38 unidades deste carro de combate, que deverão substituir parte dos tanque Chieftain que ainda estão ao serviço, juntamente com alguns tanques italianos OF-40 que estão sendo retirados de serviço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário