Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Submarino CLASSE AMUR






Submarino CLASSE AMUR

O Submarino da classe Amur, é uma versão do submarino russo da classe Lada. As diferenças estão relacionadas à possibilidade de se modificar os sistemas do submarino ao gosto e requisitos de cada cliente, sendo assim uma versão de exportação do submarino de 4º geração Classe Lada. A classe Lada, foi desenvolvida para substituir os submarinos da classe Kilo, um dos mais silenciosos do mundo, atualmente, esses novos submarinos, o Lada e o Amur, serão ainda mais silenciosos. Para esses submarinos, foi projetado um casco mais largo para facilitar futuras adaptações e modernizações. O submarino Amur possui varias configurações de tamanho que vão de 550 até 1850 toneladas, de deslocamento.

O Amur foi projetado para ser compatível com o sistema AIP (células de combustível) Kristall-27E para gerar a energia para os motores, de Forma independente da atmosfera. Quando a energia das baterias dos submarinos convencionais se acaba, é preciso subir com o submarino, para perto da superfície para que através do mastro snorkel, ele capte ar da atmosfera para que seu motor a diesel trabalhe para gerar a eletricidade para carregar as baterias do submarino, e assim poder voltar a mergulhar e a navegar em profundidade segura de operação. Esse procedimento, torna o submarino convencional, vulnerável de mais, e poderia denunciar sua presença para os seus inimigos. O sistema AIP, soluciona essa deficiência, pois se consegue, através dele, produzir essa eletricidade, sem que os motores a diesel precisem ficar ligados, e por tanto, recebendo ar da atmosfera. Esse sistema permite que o submarino permaneça submerso por até 5 vezes o tempo que um submarino sem esse sistema AIP ficaria. Futuramente, esse tempo deve aumentar com a chegada dos sistemas AIP de 4º geração. Por motivo de custos, o sistema AIP não foi incorporado na construção do primeiro submarino. Esses submarinos iniciais da classe Amur, podem ficar até 15 dias submersos, usando seus sistemas convencionais de propulsão. Com a futura incorporação do AIP Kristall-27E AIP, esse tempo aumentará para 45 dias submerso, o que lhe garantirá uma furtividade espetacular. Pois bem, agora que o sistema AIP está explicado voltemos a descrever este interessante submarino russo.
Acima: Um esquema do Amur 1650. O desenho deste submarino é bem simples e tradicional
O sistema de propulsão do Amur, pode leva-lo a uma velocidade de 44 km/h quando submerso. Esse desempenho varia de acordo com o tamanho de versão do Amur. Os submarinos deste tipo com menor deslocamento, são, também, menos velozes, e atingem uma velocidade de 34 km/h quando submersos. O alcance do Amur está em 12000 km na versão de maior tamanho, a Amur 1850. A profundidade máxima durante uso do sistema AIP, no Amur, será de 300 metros com uma tripulação de 34 homens.
Acima: Um desenho de um Amur 950, o "caçula" da familia. Ainda pequeno, esses submarinos são letais, graças a sua operação extremamente silenciosa, e a seus poderosos armamentos.
Acima: Neste desenho os 6 tubos de torpedos são bem visiveis. O torpedo Shkval, de altissima velocidade, é uma arma da qual não existe contra medida.
O armamento do submarino Amur, é extremamente letal. Certamente, é um dos mais bem armados submarinos do mundo no combate a outras embarcações. A principal arma é, sem a menor dúvida, o torpedo supercavitante SHKVAL(a direita) , de 533 mm, capaz de atingir, incríveis 200 nós ou quase 400 km/h. Esse torpedo usa um motor a jato para impulsionar e ganhar a energia necessária para que o efeito de supercavitação ocorra, diminuído, em muito, o contato do torpedo com a água, e por isso substituindo a resistência hidrodinâmica, pela resistência aerodinâmica, que é cerca de 1000 vezes menos que a da hidrodinâmica. Sua ogiva é de 210 kg de TNT e sua detonação se dá por contato ou por aproximação. Seu alcance efetivo é de 7000 mts. Nas versões menores do Amur, existem 4 tubos de torpedos, e nas maiores existem 6 tubos e 16 recargas. Além desse torpedo de alta velocidade, os submarinos da classe Amur serão equipados com o míssil de cruzeiro de lançamento vertical Klub S (a esquerda), que podem ser usados contra navios de guerra ou ainda lançarem um torpedo na água para destruís outro submarino. O alcance deste míssil é variável conforme sua versão e carga, sendo que a versão anti-submarina alcance 50 km, enquanto que a versão antinavio tem um alcance de 300 km. Existe uma versão com capacidade de atacar alvos terrestres, também desta arma e seu alcance é igual à versão antinavio. A velocidade de ambas as versões deste míssil são diferentes, sendo que a versão antinavio alcança 2600 km/h e a versão anti-submarino, de maior alcance, tem uma velocidade de 900 km/h. Um outro míssil pode ser usado nos submarinos da classe Amur, é o SS-N-16 Stallion, que alcança de 50 a 120 km dependendo da versão. Sua ogiva pode ser desde um torpedo Type 40, até uma carga nuclear de 10 a 20 Kilotons. Certamente uma arma temível. Uma característica importante sobre o poder de fogo dos submarinos da classe Amur, é a capacidade de lançar 10 mísseis em um espaço de 2 minutos. Com uma capacidade dessas, o Amur, praticamente, faz chover mísseis num inimigo! Os sonares instalados, não estão especificados nas fontes que pesquisei, e só se afirma que serão do tipo passivo e ativo com altíssima sensibilidade.
Acima: Uma maquete de um Amur 1650, exposta numa feira de defesa. Embora seja um poderoso submarino, o Amur ainda não foi exportado.
FICHA TÉCNICA
Comprimento: 66,8 m
Largura: 7,1 m
Velocidade máxima: 44 Km/h (submerso)
Profundidade: 300 m
Armamento: 6 Tubos para torpedos de 533 mm SHKVAL, Mísseis de cruzeiro Klub-s e SS-N 16 stallion
Tripulação: 34
Propulsão: Diesel elétrica com AIP
Acima: A sala de controle do Amur 1650, é confortavel. Uma preocupação constante nos projetos de submarinos russos.
Acima: O desenho do Amur, é típico dos submarinos diesel elétricos russos, e ele ser assemelha com os submarinos da classe Kilo, que ele deve substituir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário