Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Submarino Classe Typhoon





Submarino Classe Typhoon


Sub

VÍDEO - RUSSIAN TYPHOON
SUBMARINE (04:47 MIN)


DESCRIÇÃO
Para as pessoas que assistiram ao filme “A caçada ao outubro vermelho”, ou "Hunt for red october”, com Sean Connery e Alec Baldwin, puderam ver o, então, submarino russo mais poderoso já construído para a marinha russa. O tamanho e características de baixa detecção relacionada a ele, o faziam uma das maiores dores de cabeça que o Pentágono teve durante a guerra fria.
Na verdade, o Typhoon é o maior submarino já construído em toda a história e foram construídos 6 submarinos dessa classe pelo estaleiro de Severdovinsk. Atualmente, apenas duas unidades desta classe permanecem operacionais após serem modernizadas em 2002.
A estrutura do Typhoon, é reforçada com 5 camadas num esquema multi casco. Entre esses cascos foram colocados um material com características de absorção acústica tornando o Typhoon um dos submarinos mais silenciosos já construídos.
Ele foi construído para navegar em qualquer região do planeta, incluindo as áreas cobertas de gelo encontrado nas regiões ártico do pólo norte onde ele pode navegar quebrando o gelo, ou sob ele.
A profundidade máxima é de 400 metros, e sua velocidade, quando submerso, é de 50 km/h e 25 km/h, quando na superfície. Esses números são muito bons quando comparados com outros navios de sua categoria e são conseguidos usando 2 reatores nucleares refrigerados a água que produzem 190 MW e duas turbinas a vapor que produzem 50000 HP de potência que movem duas hélices com 7 pás. O Typhoon é equipado com 2 geradores a diesel de 800KW como propulsão reserva em caso de necessidade.
Acima: Um Typhoon navegando pelo Mar do Norte. O Typhoon é o maior submarino já construido e um dos mais bem armados também.
O Typhoon é equipado com um sonar de busca ativa e passiva montado no caso sob a sala de torpedos, além de um radar de busca de superfície que opera nas bandas I/J. Existe diversos sistema de radio no Typhoon que são usados para comunicação e para recepção de dados de alvos via satélite. Esses sistemas são capazes de receberem esses dados quando o Typhoon estiver em profundidade ou sob camadas de gelo em regiões árticas. O navio conta, ainda com sistema de contramedidas eletrônicas, alerta de radar e sistema de busca direcional.
O armamento é pesado, e é formado por 4 tubos de torpedos de 630 mm e 2 tubos de 533 mm. Esses tubos podem lançar, além de torpedos, minas.
O Typhoon é um SSBM (submarino estratégico lançador de mísseis), e transporta 20 mísseis RSM-52, também conhecidos como SS-N 20 Sturgeon, capaz de alcançar 8300 km de distancia e lançar 10 ogivas MIRV (veículos múltiplos de reentrada independentes do alvo) de 100 Kt (Kilotons) cada. Traduzindo em miúdos, um submarino Typhoon, sozinho, pode destruir 200 cidades!!! Sem a menor dúvida trata-se de uma das mais poderosas armas já construída, ao lado de seus similares americanos.
Os submarinos da classe Typhoon são importantes vetores de equilíbrio na balança estratégica mundial, diminuindo e hegemonia norte americana no mundo. Enquanto submarinos como o Typhoon navegarem pelos oceanos do planeta, não haverá uma só nação que possa se considerar imune ao poder de destruição destas embarcações.
Acima: Uma maquete de um Typhoon, com dois alçapões dos tubos de mísseis da frente abertos. Os 20 misseis balísticos SS-N-20 Sturgeon transportado pelo Typhoon são capazes de destruir 200 cidades, independentemente.
FICHA TÉCNICA
Comprimento: 172 m
Largura: 23,3m
Deslocamento: 48000 toneladas (Submerso e totalmente carregado)
Velocidade máxima: 50 Km/h (submerso)
Profundidade: 400 m
Armamento: 4 Tubos para torpedos de 630 mm, 2 tubos para torpedos de 533 mm, 20 mísseis SS-N-20 Sturgeom SLBM (míssil balístico lançado de submarino)
Tripulação: 160
Propulsão: 2 reatores nucleares refrigerados a agua com190 MW, que produz 60 000 Hp de potencia. turbinas a vapor com 50000 HP de potência.

Um comentário: