Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de março de 2010

Blindados do Exercito brasileiro


EE-9 CASCAVEL


O EE-9 Cascavel é uma Viatura Blindada de Reconhecimento (VBR) fabricada pela empresa brasileira ENGESA S.A. O Cascavel, que entrou em operação no EB na década de 70, mobilia os Regimentos e Esquadrões de Cavalaria Mecanizados.









EE-9 Cascavel.
(Foto Engesa)



É operado por uma guarnição de três homens e seus armamentos são um canhão de 90 mm, com alcance de 2 km, e duas metralhadoras MAG 7,62 mm, além da possibilidade de disparar seis granadas fumígenas simultaneamente.


Desenvolve a velocidade máxima de 100 km/h em estrada e tem autonomia de 750 km com um tanque de combustível. É empregado nas operações de reconhecimento e segurança.







CAVALARIA BRASILEIRA: 8º ESQD C MEC
EE-9 CASCAVEL (03:08 MIN)











EE-11 URUTU



Já o EE-11 Urutu é uma Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP), também fabricada pela ENGESA S.A. Sua blindagem protege a guarnição contra tiros diretos de armamentos até o calibre 7,62 mm.











EE-11 Urutu.
(Foto Engesa)





Assim como o Cascavel, o Urutu equipa os Regimentos e Esquadrões de Cavalaria Mecanizados. Transporta até 12 homens e seu armamento é constituído de uma metralhadora .50, instalada na torre da viatura. O Urutu é uma viatura anfíbia que permite, mediante rápida preparação, o deslocamento no meio aquático, onde desenvolve velocidade de até 12 km/h.





ENGESA URUTU 6X6 APC (03:59 MIN)








n



O Urutu III vem sendo desenvolvido pelo EB junto com a empresa Iveco, do grupo Fiat, vencedora de licitação em setembro de 2007.



LEOPARD 1 A1


A Viatura Blindada de Combate (VBC) Leopard 1 A1, de fabricação alemã, é uma das últimas aquisições de blindados da Força Terrestre e entrou em operação em 1997, com 128 unidades.


Seu armamento principal é um canhão 105 mm, com alcance de 4 km, e o secundário é constituído de duas metralhadoras MAG 7,62 mm. O Leopard incorpora sistemas agregados de alta tecnologia que aumentam sobremaneira sua letalidade em combate.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0Py6RgJlFCh9cplV9KUswY5qljlTWLOTlGVpuqYSEBuK-1U7ysvjHI8tji33d1qicMhrBVRJWqVRTVGFSnR7yz0DHWn8QNHWfRsmGg29hjZoJMuYdtAvtFLy9jGQY4IluUvqNbx-KtPQ6/s400/Leopard+1A5+EB
                                                                                    



Leopard 1 A1 Australiano.





Destacam-se os equipamentos de estabilização do canhão, que possibilitam o tiro com a viatura em movimento; o controle de tiro computadorizado, que proporciona menor tempo de resposta ao fogo inimigo; e o telêmetro laser, que assegura precisão na medição de distâncias e, conseqüentemente, na realização do tiro.


Seu motor de 830 HP possibilita que a viatura desenvolva velocidade de 62 km/h em deslocamento fora de estrada. É operado por uma guarnição de quatro homens.





O EB adquiriu mais 240 unidades da versão 1 A5 da Alemanha em 2006. O primeiro lote deverá entrar em operação em 2008.






http://www.bmlv.gv.at/download_archiv/photos/panzer/images/m60_4.jpg 


ACIMA: M60 A3 TTS


M60 A3 TTS



A VBC M60 é um Carro de Combate de fabricação norte-americana. O EB utiliza, desde 1997, a última versão dessa viatura blindada denominada A3 TTS (Thermal Target System).


Seu projeto foi concebido com a finalidade de criar uma plataforma estabilizada, que permitisse a realização do tiro do canhão a longas distâncias, com elevada probabilidade de acerto no primeiro tiro, mesmo contra alvos em movimento e sob qualquer situação climática e de visibilidade.


O armamento principal dessa VBC é um canhão de 105 mm, que realiza o tiro estacionário ou em movimento, com alcance útil de 4 km. Uma metralhadora M240-H coaxial constitui-se em seu armamento secundário.


O M60 pode operar em ambiente químico, biológico e nuclear (QBN). Desenvolve a velocidade máxima de 48 km/h através campo e tem autonomia de 450 km. Pode ultrapassar cursos d'água de até 1,2 m sem preparação ou de até 2,4 m com preparação.


Atira à noite com a utilização do equipamento de visão termal, que tem alcance de 2,5 km, provém limitada cortina de fumaça e realiza o tiro indireto.


Essa viatura opera com uma guarnição de 4 homens e seu peso quando pronta para o combate é de 52.000 kg. Dispõe de sistemas hidráulicos e de estabilização do canhão, computador de controle de tiro e equipamento de telemetria laser.






BPVMA - 5º RCC - M60 DANDO
GIRO DE 360º (01:02 MIN)











A General Dynamics aproveitou um pedido da Turquia e desenvolveu em cooperação com a industria turca uma nova versão, a M60 120 S, que combina o chassis básico, com uma nova blindagem, e ainda a torre do tanque Abrams, equipada com o canhão de 120 mm.


O motor foi substituido por uma nova versão do mesmo modelo 1790, com uma potência que passou para 1.200 cv, o que permitiu aumentar ligeiramente a velocidade máxima do veículo, mesmo com o aumento da blindagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário