Pesquisar este blog

domingo, 28 de fevereiro de 2010

caça-tanque(sucuri)






Caça-tanques

Podemos considerar que o conceito de veículo caça-tanques tem a sua origem no termo alemão «Panzerjager» (literalmente caça-blindados) e que foi desenvolvido durante a II Guerra Mundial com o objectivo explicito de reduzir a superioridade blindada soviética em termo de números.

O conceito alemão de caça-tanques aplica-se normalmente a carros de combate (vulgo tanques) adaptados para utilizar uma arma de maior calibre colocada directamente sobre o chassis em vez de instalada numa torre com deriva de 360 graus.

O conceito alemão derivou da utilização de canhões de assalto, os quais também partiam do mesmo principio, só que com a colocação de uma arma principal de baixa velocidade que disparava munição explosiva.

Praticamente todos os tanques alemães da II Guerra Mundial tiveram a sua versão caça-tanques e os soviéticos também adaptaram o conceito, produzindo versões caça-tanques dos seus carros de combate T-34 e KV-1.

O conceito modernizado

Em vários casos, há modelos de viaturas mais modernas que também cabem nesta designação, embora ela tenha muito mais que ver com a doutrina de cada força.

Ao contrário dos caça-tanques da II Guerra Mundial, actualmente o conceito de «caça-tanque» é aplicado a viaturas levemente blindadas, embora equipadas com um armamento poderoso (normalmente do mesmo calibre do dos carros de combate pesados).

Isto faz com que na prática o conceito de caça-tanque se confunda com a viatura pesada de reconhecimento, que seguindo um conceito parecido, tem alta mobilidade (normalmente é uma viatura sobre rodas) mas pode atacar em caso de necessidade carros de combate pesados do inimigo, embora com riscos elevados.

Exemplos desse tipo de utilização dual, são o Panhard EBR que curiosamente estava armado com uma arma derivada da que equipava o carro de combate alemão Panther e o caça-tanques Panzerjager-IV.

O conceito também se confunde com o de tanque leve.

Presentemente e seguindo este conceito são comercializadas várias viaturas do tipo, tanto nos Estados Unidos (Striker) como na Rússia (Sprut-SD) e na Europa (Centauro), China (PTL-02) e África do Sul (Rooikat).

Nenhum comentário:

Postar um comentário