Pesquisar este blog

domingo, 28 de fevereiro de 2010

urutu






urutublindadoanfibio


Fabricante: Engesa - Brasil
Tripulação: 1+12
Comprimento: 6.1 - Largura: 2.65M - Altura: 2.9M
Peso vazio: 11000Kg. - Peso preparado para combate: 14000Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Seis rodas motrizes
Motor: Detroit Diesel 6V-53T 6cyl Potência: 260 cv
Velocidade máxima: : 105 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 75 Km/h
Tanque de combustível: 380 LitrosAutonomia máxima: 850Km

Armamento básico
- 1 x 12.7mm Browning M2 (Calibre: 12.7mm - Alcance estimado de 1.5Km a 2.4Km)
Sistema de radar auxiliar:



O URUTU é um blindado de transporte de tropas anfíbio. A ENGESA começou a desenvolver projectos de carros de combate leves no fim da década de 60. Este projecto foi feito em cima do sistema ENGESA-Boomerang, e destes estudos nasceram o EE-11 URUTU e o EE-9 CASCAVEL.

O URUTU é um transporte rápido, com capacidade anfíbia. e leve protecção blindada, e é capaz de receber uma grande variedade de equipamentos, adequando-se ás necessidades dos utilizadores. É igualmente utilizado por forças de fuzileiros para desembarde desde navios de apoio logístico. O URUTU, na sua versão básica transporta até 12 militares, além do motorista e do atirador. A ENGESA preparou várias versões deste veículo, para exportação: A saber:

Porta morteiro
Preparado para o transporte de um morteiro de 81mm, para acompanhamento de forças morotizadas, para apoio de fogo. Tranportava além do atirador e motorista, a guarnição da peça (quatro militares).

Missil-anticarro
Com uma torre com canhão de 25mm e um tubo lançador de missil anti-carro. A tripulação é constituida por motorista, atiradores (canhão de 25mm e missil ou misseis) e sete militares armados.

Apoio de fogo
Equipado com a mesma torre de 90mm do blindado Cascavel. A sua tripulação é constituida por comandante, motorista e atirador, mais seis soldados armados. Este veículom, podia disparar a sua peça de 90mm de dentro de água. No entanto a sua utilidade em ambiênte de desembarque oceanico é discutível.

Anti-aéreo
Versão equipada com uma torre de dois canhões de 20mm ou um canhão de 25mm. Além da tripulação standard, ainda tem um operador de radar.

Carro-oficina
Versão normalmente desarmada, inclui um guindaste hidráulico e equipamentos para manutenção e desempanagem de veículos no campo de batalha. A sua tripulação é constituida por motorista atirador e dois mecânicos.

Anti-motim
Versão equipada com uma prancha anti-barricada e lançadores fumigenos. Transporta 12 militares mais comandante e motorista.

Ambulância
Equipada com quatro macas e aparelhagem médica para prestação de cuidados médicos de urgência.

Carro-comando
Concebida para carro-comando de grandes unidades e sub-unidades operacionais. Permite o acompanhamento do campo de batalha por parte dos comandos operacionais. Leva duas mesas acopladas nas latrais e lugares para arquivos, documentos e mapas, além de equipamento rádio.



EE-11 Urutu
Características gerais
Tripulação2 homens (motorista e comandante) e até 12 soldados
Comprimento6,10 m
Largura2,65 m
Altura2,90 m
Peso13.000 kg
Blindagem e armamento
Blindagem6 a 12 mm
Armamento principalmetralhadora 12,7mmBrowning M2
Armamento secundário4 lançadores de granadas de fumaça
Mobilidade
MotorMercedes-Benz diesel nacional de 260cv ou Detroit Diesel nacional V-6 de 190cv
260 cv
SuspensãoBoomerang
Velocidade na estrada105 km/h
Potência/peso20.000
Alcance850 km


Histórico

Desenvolvimento do EE-11 Urutu blindado de transporte de pessoal começou em 1970. O primeiro protótipo foi construído no mesmo ano. Produção do EE-11 Urutu começou em 1974. Inicialmente produzido para as forças armadas brasileiras, em breve o EE-11 Urutu foi exportada para a Bolívia, Chile, Colômbia, Chipre, Equador, Gabão, Iraque, Líbia, Marrocos, Uruguai e Venezuela. Cerca de 1 500 veículos deste tipo foram construídos. Este blindado pessoal carrega tem duas camadas de blindagem. A camada externa é feita de aço duro, enquanto que a armadura interna apresenta maior viscosidade. O motor montado na frente também aumenta a proteção passiva para os ocupantes. Frente do casco fornece proteção contra Munições do tipo armor-piercing, enquanto todos proteção é contra balas de armas leves, estilhaços de minas e fragmentos de artilharia. O EE-11 Urutu é equipado com um sistema automático de supressão de fogo, porém o sistema de proteção NBC era apenas facultativa . O EE-11 Urutu é armado com uma única metralhadora de 12,7 mm, montada em cima do telhado. Há um número de variantes do EE-11 equipado com varias torres montadas e diferentes tipos de armamento. O EE-11 blindado de transporte pessoal tem uma tripulação de um piloto e pode transportar 12-14 soldados totalmente equipados. Tropas entram e saem do veículo através de portas laterais ou traseiros, ou pelo telhado do Veiculo. Há um número de portas fogo fornecida. Desenvolvidos pela Engesa, o Urutu e o Cascavel foram grandes sucessos de exportação. Os dois veículos possuem muitos componentes em comum e utilizam a suspensão Engesa Boomerang. O Urutu é um blindado leve e com capacidade anfíbia. Recebeu diferentes equipamentos de acordo com as necessidades dos clientes. Atualmente, o Urutu não pode mais ser considerado um blindado militar, pois sua blindagem é fraca demais para suportar munição perfurante moderna para fuzil. Um exemplo desta deficiência ocorreu no Haiti, quando uma bala perfurou a lataria do Urutu e feriu um militar brasileiro na mão. Mesmo obsoletos, os Urutus seguem sendo utilizados pelo exército brasileiro atualmente. Países como Chile, Jordânia e Iraque, já desativaram seus Urutus. Os mais novos Urutus possuem cerca de 15 anos de uso. A média de uso destes veículos, no exército brasileiro, é superior a 30 anos. Eles seguem em uso no Brasil, por falta de melhores recursos

Unidades entregues


Foram fabricadas no total 888 unidades.

Em 2006, outras 6 unidades inacabadas foram adquiridas pelo Exército Brasileiro.

O Exército Brasileiro está desenvolvendo um programa de revitalização destes veículos, de modo a estender sua vida útil. Está em estudos a possibilidade de ser desenvolvida uma nova versão, modernizada de acordo com os requisitos do novo século.

Versões


Além da versão de transporte de tropa, também foram desenvolvidas versões para outras funções:

  • Porta morteiro - Apoio de fogo com um morteiro de 81mm acompanhando forças motorizadas.
  • Missil-anticarro - Com canhão de 25mm e um lançador de missil anticarro.
  • Apoio de fogo - Com a mesma torre de 90mm do blindado Cascavel, podia ainda transportar seis soldados, além da tripulação.
  • Antiaéreo - Com torre de dois canhões de 20mm ou um canhão de 25mm e radar.
  • Carro-oficina - Veículo de socorro, usando o mesmo chassi, pode acompanhar facilmente a coluna de blindados.
  • Antimotim - Também chamada de bigode, é adicionada uma prancha antibarricada na frente do veículo e lançadores fumígenos.
  • Ambulância - Equipada macas e aparelhagem para primeiros-socorros.
  • Carro-comando - Permite ao comandante acompanhar a coluna blindada em seus deslocamentos e ter seu centro de operações dentro do próprio veículo.















Nenhum comentário:

Postar um comentário