Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Os novos desenvolvimentos do MiG-29 Fulcrum: O MiG-29 SMT e o… MiG-35




Os novos desenvolvimentos do MiG-29 Fulcrum: O MiG-29 SMT e o… MiG-35


Embora fosse considerado durante muito tempo como uma das peças mais temíveis do arsenal soviético, o MiG-29 Fulcrum não é hoje um avião capaz de ombrear lado a lado com maioria dos aparelhos de caça equivalentes utilizados no Ocidente… Incapaz de atacar mais do que um alvo de cada ves, com motores que tinham que ser reiniciados em pleno vôo muito frequentemente (ver AQUI) e com a grave incapacidade de transportar armas Ar-Terra e problemas diversos nos sistemas de navegação a MiG sabia que este aparelho já não poderia continuar a ser exportado… Assim, e partindo da mesma ariframe (como a Sukhoi fez com o Su-27) desenvolvou um novo aparelho, o MiG-29 SMT:

A nova versão incorpora uma série de modificação introduzidas nos padrões“Fulcrum D”/MiG-29K vendidos à Marinha Indiana e incorpora mais capacidade para transportar mais combustível interno, um novo ponto de abastecimento em vôo (demonstrado neste video), uma central de navegação por giroscópio laser completamente nova e um sistema GPS. A Força Aérea Russa já anunciou a sua intenção de actualizar 150 dos seus MiG-29 actuais para este novo padrão (ver AQUI) e já encontrou algum sucesso exterior (bem maior do que o Rafale, diga-se…) com 32 unidades vendidas para o Yemen e 36 à Algéria (ver AQUI).

O Mig-29 SMT servirá de plataforma para o novo caça da Mikojan & Gurevich: oMiG-35
MiG-29 SMT
(MiG-35 in http://www.dagapex.it)

O Mig-35 foi apresentado ao público pela primeira vez no evento “Air India 2007” e é um concorrente sério ao programa indiano MRCA (Multi Role Combat Aircraft). Equipado com motores RD-33MK, vectoriais, um radar AESA Zhuk-A e um sistema de detecção passiva radicalmente novo designado por “Optical Locator System” (OLS) (ver AQUI). Obviamente, o MiG-35 vence algumas das mais graves deficiências do MiG-29… É capaz de realizar um amplo leque de missões Ar-Terra, tem uma aviónica muito mais aperfeiçoada e apresenta reservatórios de combustível internos de maior capacidade e até um sistema de reabastecimento em vôo.



(Vídeo demonstrativo do MiG-35)

Continua contudo a ser um caça de 4,5 geração… Talvez inferior ao Su-35, F-35 e certamente que o F-22… E substancialmente mais caro que o seu antecessor (o MiG-29 parece ter um preço de mercado que ronda os 10 milhões de USDs por unidade, enquanto que o MiG-35 teria um preço unitário de cerca de 30 milhões de USDs), um acréscimo que resulta da introdução de aviónica ocidental (mais cara que a russa) no aparelho, mas também de um redesenho das polemicas turbinas RD33, que continuam a ser, apesar de tudo mais “gulosas” e exigindo ciclos de manutenção mais curtos que as suas equivalentes ocidentais…

Será que o MiG-35 poderia ser uma opção para o programa brasileiro FX-2?

mig29_tail

A Rosoboronexport e a Hindustan Aeronautics Ltd (HAL) assinaram um contrato durante a MAKS-2009 para o fornecimento de 26 motores RD-33 série 3 para a Índia, informou a agência Ria Novosti.

O RD-33, na sua versão série 3, é a geração mais moderna dessa família de turbonfans que impulsiona os caças MiG. Ele possui empuxo vetorado e permite manobrabilidade superior em combates tipo “dogfight”.

Em 2005 a Rússia assinou um contrato com a Índia no valor de 250 milhões de dólares para modernizar os motores dos MiG-29 da Força Aérea da Índia. Segundo o contrato a HAL fabricará 120 RD-33 série 3 nas instalações de Koraput.

Esta versão do RD-33 equipará também o caça MiG-35 que participa da concorrência MMRCA.

NOTA DO BLOG: Assista as imagens de um MiG-29 demonstrando a capacidade do motor RD-33 série 3

mig-35

A agência RIA Novosti informou que a produção do caça MiG-35 Fulcrum-F, versão de exportação do MiG-29M OVT, não começará antes de 2013 ou 2014.

“Iniciamos os testes de avaliação do MiG-35 para a concorrência da Índia”, informou Alexander Karezin, diretor geral da companhia Sokol.

O MiG-35 participa da concorrência indiana juntamente com outras cinco empresas: Lockheed, Boeing Dassault, Saab e EADS. O valor estimado do contrato é de 10 bilhões de dólares e pode envolver até 126 caças.

Inicialmente a Sokol disse que entregaria o primeiro MiG-35 para avaliação dos indianos em agosto. No entanto, estes testes só ocorrerão no final de 2009 em solo russo.

A aeronave possui propulsores RD-33 OVT com empuxo vetorado. Essa característica já foi apresentada em vídeo aqui no blog anteriormente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário